O que fazer em Berlim em apenas 24 horas.


A maioria das empresas aéreas estão oferendo stopover, então que tal Berlim? Não, ela não é uma cidade que se possa conhecer em um dia. Berlim é enorme, são muitas atrações, e todas espalhadas. Mas, o sistema de transporte é o melhor que já vi na vida, e que dá para conhecer um tiquinho da cidade, lá isso dá. Então, vamos ver o que se pode conhecer de mais turístico em 24 horas. Me acompanhem....




Comece o dia cedinho, embarque no ônibus de dois andares, pode ser a linha 100 ou a 200, e siga até o Reichstag.












Após passar pela segurança, vá até o restaurante para tomar um dos melhores cafés da manhã da cidade (detalhes aqui). Depois, com o seu audioguia em português, suba até a cúpula e aprenda um monte sobre a história dessa cidade e de seus edifícios.




Saindo do Reichstag, o Tiergarten, o maior parque de Berlim, está em frente, explore-o um pouquinho. Pare para fotos no símbolo da Berlim, o Portão de Brandemburgo. Ao lado, há um escritório de turismo, aproveite para pegar uns mapas e ver o que está rolando na cidade.




Estando na Pariser Platz, não deixe de reparar no Hotel Adlon (Unter den Linden 77).






A próxima parada é no Memorial do Holocaustocom seus blocos de concreto em homenagem aos judeus mortos da Europa.






Siga pela rua In den Ministergärten e encontrará o Ampelmann (In den Ministergärten 5), o boneco verde que simboliza a cidade. No fim da rua, uma placa sinaliza a localização do Bunker de Hitler.









Mais adiante, está a Gendarmenmarkt. Mas, antes de explorá-la, pare para o almoço no típico Maximilians Berlin (Friedrichstraße 185-190) ou no clássico Borchardt (Französische Straße 47).










Gendarmenmarkt, com suas catedrais gêmeas!





Konzerthaus Berlin



Nesta praça, Leonard Bernstein deu o concerto para celebrar a queda do Muro em 1989.



Neue Kirche = Deutscher Dom (Gendarmenmarkt 1-2), hoje é um museu que versa sobre a história do Parlamento. É grátis, e vale a pena uma exploração rápida.










A Französischer (Gendarmenmarkt 5) tem uma plataforma panorâmica que pode ser acessada por uma escada de 284 degraus.


Duas lojas de d
oces imperdíveis nos arredores da praça são a Rausch Schokoladenhaus (Charlottenstraße 60) e a Ritter Sport Bunte Schokowelt Berlin (Französische Straße 24).




Esculturas de chocolate na Rausch Schokoladenhaus.




Passeie na famosa Unter den Linden, com destaques para a estátua em homenagem ao rei prussiano Friedrich O Grande, que se encontra no seu canteiro central, e na entrada do pátio da Universidade Humboldt, a estátua em homenagem a Alexander von Humboldt.






Pare na Bebelplatz com a bela biblioteca da universidade e ao fundo a Igreja de Santa Hedwig.




Universidade Humboldt






Bebelplatz foi onde, em 1933, os nazistas realizaram a famosa, e triste, queima dos livros "de não alemães". 





A frase de Heinrich Heine foi escrita em 1820, mais de 100 anos antes do nazismo, e diz “Era apenas um prelúdio: ali, onde se queimava livros, ao final se queimariam também pessoas.”.



Sala subterrânea com prateleiras brancas e vazias, do artista israelense Micha Ullman.



Staatsbibliothek (Biblioteca do Estado)



No dia que fui, havia um concerto free na igreja




Próximas paradas Berlin State Opera 
(Unter den Linden 7) e Neue Wache (Unter den Linden 4).






Neue Wache, abriga o “Memorial Central da República Federal da Alemanha para as Vítimas da Guerra e da Ditadura”.




Atravesse a ponte, e você estará na Ilha dos Museus.




Visite a Catedral que é meio sem graça, mas tem "história para contar". Querendo ver a cidade do alto, suba a sua torre ou aguarde mais um pouquinho. 












Túmulos do rei Friedrich I e de Sophie Charlotte.








Ao sair da igreja, atravesse a rua, e estará no Humboldt 
Box (Schloßpl. 5). Suba no elevador até o Humboldt Terrassen (detalhes aqui).




De volta ao solo, em poucos passos, você chegará ao Museu DDR, que de forma ilustrativa, e interativa, te deixará por dentro de como era a vida na Alemanha Oriental.












Seguindo pela Karl-Liebknecht-Str, você verá o Monumento em homenagem a Karl Marx e Friedrich Engels e a Marienkirche, então estará de frente para Berliner Fernsehturm, a Torrre de TV. Eu achei furada pagar para ir ao topo, já que o mesmo é uma área envidraçada, em 360 graus, e não aberta. Mas, se você não acreditar em mim, suba.










Altura do campeonato, já será noite. Siga para o seu hotel, e vá jantar e bailar no imperdível Clärchens Ballhaus. D
etalhes neste post.




The End!!! Você não conheceu Berlim, mas pode dizer que conheceu o bairro de Mitte e checou os famosos pontos turísticos da cidade. Volte um dia, Berlim tem muito mais. Contarei nos próximos posts.



Abaixo um resumo das atrações do dia:


  • Reichstag - Platz der Republik. Abre diariamente das 18- 23:59h. Marque o dia e horário da sua visita no site do Parlamento Alemão. No dia, chegue com 15 minutos de antecedência do horário marcado, leve um documento de identidade e a confirmação da visita enviada por email impressa. Entrada: gratuita.
  • Memorial do Holocausto - Cora-Berliner-Straße 1. Faz parte do memorial uma sala subterrânea, om Ort der Information onde é documentado a perseguição e o extermínio dos judeus. Aberto das 10-20h, de Abril a Setembro, e das 10-19h, de Outubro a Março. As segundas, fica fechado. Entrada: gratuita.
  • Neue Kirche = Deutscher Dom. De terça a domingo de 1h às 18h (fecha às 19h entre Maio e Setembro).
  • Neue Wache - Unter den Linden 4. Abre diariamente das 10 às 18h. Entrada: gratuita.
  • Catedral. De segunda a sábado de 9 às 20h, aos domingos de 12 às 20h, de Outubro a Março, a igreja fecha às 19h Entrada: 7 euros, audioguia: 3 euros.
  • Museu DDR – Karl-Liebknecht-Str. 1. Abre todos os dias da semana, das 10 às 20h, aos domingos até às 22h.
  • Berliner Fernsehturm – Panoramastraße 1A. Abre diariamente, de Março a Outubro das 9 horas até a meia-noite, de Novembro a Fevereiro das 10 horas da manhã até a meia-noite. Há diversos tipos de ingressos que podem ser comprados online.
Preços em Berlim: clique aqui.

Veja no mapa, em vermelho, o trajeto do dia:



Beijos e boa viagem!!!

Comentários